Já ouviram falar do pequeno e desconhecido País "Suazilândia"?

Algumas curiosidades sobre este País tão pouco conhecido

É o menor País do hemisfério sul e de África (com pouco mais de 1.128.000 habitantes), vizinho de Moçambique e África do Sul. Não tem saída para o mar.

(Quando lá estive, nunca mais esqueci quando uma rapariga me disse que o maior sonho da vida dela era ver o mar......)

Poligamia é proibida por lei, mas os homens podem ter mais do que uma esposa.

O País é governado por um rei, que tem 14 esposas.

O rei escolhe as novas esposas durante o festival Umhlanga (em Inglês Reed Dance) onde milhares de mulheres virgens dançam semi-nuas, com a esperança de serem escolhidas pelo rei, com o consentimento da rainha. No entanto, o rei só se casa com a escolhida se ela engravidar. O festival acontece em Agosto e Setembro e é aberto a visitantes. Outra curiosidade é que nesse festival ainda acontece uma competição de quem come mais gafanhotos.

É um dos Países com menor expectativas do mundo. Esta é uma triste realidade deste país que tem mais de 33% da população infectada pelo vírus da Aids. Uma em cada 3 pessoas é seropositiva, incluindo crianças.  A expectativa de vida  em média é de 35 anos.  O que contribui para a proliferação do vírus é a poligamia e a cultura do sexo em protecção.

Bruxas só podem voar até 150 metros
Parece brincadeira mas não é, a lei existe na Suazilândia e a bruxaria é levada muito a sério. A bruxa que quiser voar e passar desta altura poderá ser multada e até presa.

Tradições antigas ainda são mantidas, como o uso das vestimentas tradicionais suazi chamadas de emahiya. Nas zonas rurais muitas famílias continuam a viver em cabanas redondas cobertas com relva seca rodeadas com cercas de junco, chamadas de umuti.

O relacionamento homossexual é proibido e é visto como tabu, sendo oficialmente ilegal e qualquer manifestação de afecto gay (de qualquer sexo) é vista com recriminação, onde podem ser aplicadas multas e até prisão

É uma região com muitos parques nacionais. Apesar de ser um país pequeno, tem 15 de fauna e flora registada no sul de África. São 17 reservas naturais, que ajudam a preservar a biodiversidade do país, sendo de referir a protecção de rinocerontes.

Dia 13 de Julho é dia do Junco, quando as jovens virgens dançam uma tradição considerada um ritual de passagem à vida adulta. Nesse dia comemora-se também a deusa elefante Ndlovukazi.







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?