O fenómeno de dois Sóis, já ouviram falar?
Existem diversos relatos de pessoas que já observaram no céu fontes de luzes parecidos com o sol, imaginando que seja um milagre, o segundo sol chegando, como Cassia Eller canta em uma de suas músicas, ou até mesmo alienígenas. Mas na verdade, se trata de um fenómeno óptico chamado de Parélio.
Define-se parélio como o fenómeno óptico-meteorológico no qual são vistos reflexos do Sol na atmosfera. Isto é causado pela presença de cristais gelo nas altas camadas atmosféricas, mesmo que na troposfera não esteja frio.
A forma mais comum do parélio é o denominado falsos sóis (em inglês dog’s Sun) no qual são vistos dois reflexos simétricos nos lados do Sol.
Há também outras formas de parélio:
- pequeno halo, fenómeno mais frequente, ocorrendo inclusivo com a luz da Lua.
- grande halo, que é pouco frequente.
- círculo paralélico, raro de ocorrer.
- círculo circunzenital, também raro.
- círculo circunzenital inferior, raríssimo.
São fenómenos de grande beleza, afinal dá-se a impressão de um brilho muito mais forte do Sol ou da existência de novos sóis. Porém, por desconhecimento, há pessoas que julguem ser um evento inexplicável, o que não é, dado que se trata mesmo de um fenómeno óptico da nossa atmosfera, assim como o avermelhado da Lua durante um eclipse e os arco-íris após uma chuva.
Comentários
Enviar um comentário