Sophia de Mello Breyner nasceu a 6 de Novembro de 1919

  1. Sophia de Mello Breyner 
  2. O seu nome grego significa sabedoria. E, neste caso, sabedoria tem mesmo um significado profundo, já que se trata de um conhecimento íntimo do seu ser, do mundo.
  3. Remete-nos, também, para os gregos, para a Antiguidade Clássica que pressupõe a ideia de equilíbrio, de harmonia e de justiça, bem próprios da personalidade de Sophia. Aponta para dois aspectos muito importantes que são : o mar e o céu - aliás, toda a Grécia é rodeada de mar.
  4. Mostra a origem aristocrata da família. Sophia nasceu no seio de uma família social e culturalmente superior. Sophia é realmente nobre pelo seu tão especial modo de olhar o mundo à sua volta.
  5. Proveniente de uma família estrangeira que mostra o espírito aberto e a atenção aos diferentes valores das diferentes culturas.
  6. De origem dinamarquesa, aponta para o sonho, o espírito de aventura e de descoberta (poesia “Navegações”) e para uma prática ligada à realidade.
  7. Sophia de Mello Breyner Andresen é um dos maiores nomes da Literatura Portuguesa
  8. Sophia nasceu na cidade invicta (Porto) a 6 de Novembro de 1919. Por ser de família aristocrata, beneficiou de uma educação cultural e artisticamente privilegiada e orientada por princípios católicos.
  9. Passou grande parte da infância e juventude no seu jardim familiar e na praia da Granja, também sua por tanto a amar. Daqui surgiu o encantamento pela Natureza e, em especial, pelo Mar.
  10. Chegou a iniciar o curso de Filologia Clássica na Universidade de Lisboa e, apesar de o não ter concluído, podemos notar, desde já o seu interesse pelas culturas antigas, a sua paixão pela Grécia.
  11. Sophia viveu e foi marcada pelo período político salazarista, o que levou à existência de conteúdos sociais e éticos na sua obra.
  12. Em 1999 recebeu o Prémio Camões.
  13. Viveu em Lisboa numa casa com uma “imensa sala que dá para um jardim em terraço, com o Tejo lá ao fundo...”
  14. Morreu aos 84 anos, a 2 de Julho de 2004.
  15. Por que razão começou a escrever para crianças? “Comecei a inventar histórias para crianças quando os meus filhos tiveram sarampo.”
  16. O tema da natureza é uma das principais fontes de inspiração, sobretudo a natureza marítima: o mar, as algas, os peixes, as sereias, as ondas, etc. Mas outros aspectos naturais são também evidentes: o vento, o luar, os pássaros, a noite, entre outros.
  17. A metáfora e a comparação são figuras constantes na poesia e na prosa de Sophia, sugeridas tantas vezes pelos elementos naturais. Elas contribuem para acentuar a união do poeta e da poesia com a natureza.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?