Sabem o que são as tranças NAGÔ

As tranças nagô são as tranças de raiz, aquelas que ficam rente ao couro cabeludo. Podem ir do estilo básico a um infinito de opções. Assim como os Dreads e as Box Braids, as tranças Nagô tem significados diversos na cultura africana. Simbolizam, estado civil, classe social, família e até mesmo algum problema pessoal. Existem penteados específicos para cerimónia como o casamento ou eventos religiosos.
Na Grécia, e depois em toda a Europa durante a Idade Média, a trança foi adoptada pela maioria das mulheres. No início do século XV, com a escravidão das sociedades africanas, o cabelo exerceu a importante função de condutor de mensagens. Nessas culturas, o cabelo era parte integrante de um complexo sistema de linguagem. A manipulação do cabelo era uma forma resistência e de manter suas raízes.
No Brasil e em outros países da América Latina como a Colômbia, no período da escravidão elas foram usadas de maneira muito inteligente, como forma de comunicação entre os negros. As mulheres negras tinham o costume da trançar seus cabelos e faziam os mapas na cabeça umas das outras, desenhados com as tranças para encontrar o caminho nas fugas para os quilombos. A simbologia da resistência também é muito forte nas tranças nagô.

dominação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?