Sabiam que hoje se celebra o dia nacional do Terapeuta da Fala?

O Dia Nacional do Terapeuta da Fala é assinalado a 14 de Novembro! 
Foi instituído com o objectivo de sensibilizar a população para a existência e relevância desta profissão, enfatizando o papel do Terapeuta da Fala (TF) e de como este profissional poderá fazer a diferença na vida do individuo, desde o nascimento até à velhice.
Embora já conte com 50 anos em Portugal, a Terapia da Fala é uma valência que ainda se encontra em crescimento. Pelo constante desenvolvimento das áreas da saúde, o terapeuta da fala também tem vindo a expandir a sua intervenção. 
Esta, é uma área da saúde reconhecida e regulamentada, a qual abarca todas as áreas relacionadas com a comunicação humana em todos os seus contextos. Assim sendo, o TF é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das "perturbações da comunicação humana", englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita mas também outras formas de comunicação não verbal. O TF intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada). Avalia e intervém em indivíduos de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, tendo por objectivo geral optimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida (ASHA, 2007).
Posto isto, é restritivo afirmar que a actuação do terapeuta da fala se destina apenas a “corrigir a fala das crianças” ou a «ensinar a falar», quando o seu foco e população alvo são muito mais abrangentes, já que actua com indivíduos de todas as idades.
Desde o nascimento, o TF tem um papel fundamental para o desenvolvimento harmonioso do bebé. Nas unidades de cuidados neonatais na área da alimentação e comunicação ao bebé recém-nascido e aos seus pais.
Em crianças em idade pré-escolar a sua intervenção centra-se na promoção das competências linguísticas, vocais e de comunicação bem como na intervenção das suas perturbações. Tem um papel fundamental, em crianças e jovens em idade escolar na intervenção das perturbações da leitura e da escrita, na potencialização da comunicação e na gaguez.
Na idade adulta, o seu foco de intervenção é maioritariamente em perturbações da linguagem adquiridas, patologias vocais e da deglutição. Tem também um papel preponderante na promoção das competências da comunicação e da voz nos mais diversos profissionais (APTF, 2015).
Toda a sua intervenção enquadra-se no trabalho em equipa multidisciplinar, já que grande parte destas dificuldades tem por base patologias que implicam a intervenção de outros profissionais.
Sendo o TF um profissional qualificado na área da saúde, é exigido o registo obrigatório na Administração Central do Sistema de Saúde que reconhece o título através da cédula profissional. Só assim estará apto para realizar o exercício legal da profissão! 
O Terapeuta da Fala pode realmente fazer toda a diferença, já que assume um papel de extrema relevância em áreas fundamentais do desenvolvimento humano.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?