Curioso "A Casa Escondida do Porto"
É uma das casas mais estreitas do País. A Casa Escondida, cuja construção foi concluída em 1768, está literalmente entalada entre a igreja do Carmo e a igreja das Carmelitas, na Baixa do Porto. É tão estreita que passa despercebida a olho nu, sendo a sua existência até desconhecida de muitos portuenses. A partir do Verão de 2019, este imóvel passou a ser uma atração turística e a ser possível visitá-lo.
Segundo reza a história, não era permitido pelo Vaticano a existência de 2 igrejas geminadas. Para contornar a proibição foi feita entre elas esta estreita residência que está assinalada a vermelho na foto. Apesar de não parecer, tem 3 andares, com vários aposentos e foi quase sempre habitada.
A Casa Escondida recebeu reuniões secretas durante as Invasões Francesas, no Liberalismo, e logo após a proclamação da República, na perseguição às ordens religiosas. Foi construída na mesma altura que a igreja da do Carmo - em estilo barroco-rococó, património nacional da autoria do arquiteto José de Figueiredo Seixas, com influências de Nicolau Nasoni.
A grande maioria dos turistas que passam por esta ou melhor, por estas fachadas não percebe à primeira vista que estão na verdade diante de duas igrejas.
O gigante painel lateral em azulejos impressiona e as fachadas em barroco também.
Comentários
Enviar um comentário