Qual o significado da expressão "Memória de Elefante"?

“Memória de elefante” é uma expressão idiomática na língua portuguesa, que é utilizada para se referir às pessoas que possuem uma boa memória, que não esquecem das coisas facilmente.
Esta expressão popular surgiu a partir da observação de uma característica marcante e fascinante sobre os elefantes.
Estes animais possuem uma grande capacidade de armazenar informações. Por questão de sobrevivência, os elefantes caminham vários quilómetros em busca de água e comida e conseguem memorizar exatamente os locais ou conseguir seus suprimentos, mesmo após percorrer distâncias enormes.
De acordo com a fisiologia dos elefantes, esses paquidermes possuem um cérebro mais denso e com mais lóbulos do que o dos humanos, o que faz com que tenham maior capacidade de guardar informações.

Os elefantes são capazes de demonstrar grandes emoções, como alegria, dor ou luto. Além disso, eles aprendem coisas novas facilmente. Inclusive, podem até imitar sons! Os cientistas chegaram à conclusão de que uma acumulação tão grande de tantas emoções e fatos teria a ver com o cérebro dos elefantes.
Embora durante anos se acreditasse que apenas o tamanho do cérebro influenciava a inteligência e a memória dos elefantes, isso não fazia muito sentido. Afinal, o tamanho do cérebro de uma baleia é infinitamente maior e não reflete as mesmas qualidades.
Portanto, deveria haver algo diferente no cérebro dos elefantes. O neocortex desses animais é muito complexo e semelhante ao dos humanos, macacos e golfinhos; um córtex grosso e com alta concentração de neurónios. Isso faz muito mais sentido.
De fato, o elevado desenvolvimento do hipocampo influencia diretamente a capacidade do elefante de poder recordar e manifestar emoções passadas, bem como sofrer de stress pós-traumático. Acredita-se que os elefantes choram seus mortos e até mesmo mantêm um certo tempo de luto, o que não é o caso da maioria das espécies.
De facto, esse ato só era conhecido em humanos. Entretanto, os elefantes parecem imitar-nos, fazendo uma cerimónia de sepultamento do elefante morto. Além disso, eles seguem mantendo respeito ao passar pelo lugar onde um animal foi enterrado há muito tempo. É incrível!
A memória do elefante também lhe permite aprender ações de sobrevivência nos primeiros anos de suas vidas, assim como acontece com os seres humanos. Uma vez aprendidas, eles  lembram-se dessas ações para resto de suas vidas.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?