Efeméride Bocage nasceu a 15 de Setembro de 1765 - sua história

 Bocage, o génio insubmisso

Bocage (1765-1805), o génio insubmisso. Um génio literário de seu nome Manuel Maria l’Hedoux Barbosa du Bocage.


Foi perto das margens do belo rio Sado que o poeta português nasceu, em pleno século XVIII, no dia 15 de setembro, na cidade de Setúbal, com o nome de Manuel Maria l’Hedoux Barbosa du Bocage.

Os pais

A sua mãe, de nome Mariana Joaquina Xavier l’Hedois Lustoff du Bocage, era francesa, oriunda duma região histórica do noroeste, chamada Normandia. O seu pai, José Luís Soares de Barbosa, era advogado. Bocage cresceu, portanto, num contexto propício à cultura e à instrução, tendo a sua educação incluído várias línguas (latim, francês e italiano), além de literatura.

Infância

Contudo, apesar da cultura a que teve acesso, o seu percurso infantil não foi um verdadeiro conto de fadas, tendo passado por momentos difíceis. Quando tinha apenas 6 anos, o pai foi preso e, com quase 10 anos, ficou órfão de mãe, que faleceu corria o ano de 1774.

Vida militar

No ano de 1781, com apenas 16 anos, Bocage alistou-se no Regimento de Infantaria nº 6, sediado em Setúbal, após abandonar os estudos em Humanidades. Em dois anos, cansa-se da vida militar e vai para Lisboa, onde contacta com o fascínio da vida da capital, influenciada pelo iluminismo francês.

A transferência da recém-fundada Academia dos Guardas-Marinhas para Lisboa, no ano de 1783, atrai Bocage, então com 18 anos. Um ano depois, deserta da Marinha. Em 1786, passou pelo Rio de Janeiro e pela Ilha de Moçambique, depois de ser enviado para Goa na qualidade de guarda-marinha.

Fuga

O seu percurso nesta área, leva-o a ser promovido a tenente. Depois de ser colocado em Damão, opta por abandonar este território, seguindo para Surate, na Índia. Passou também por Cantão e, posteriormente, por Macau. Aí viveu e de lá regressou em 1790.

Começa a escrever sobre o seu estilo de vida e as suas dificuldades financeiras mas, segundo alguns estudiosos, a paixão desenvolvida pela sua cunhada inspira-o a escrever sobre desgostos de amor e sobre desilusão amorosa.

Regresso a Lisboa

Em Lisboa, aderiu à recém-fundada Academia das Belas-Letras, a qual integrou, usando o pseudónimo Elmano Sadino, para assinar as suas obras. Foi aí que surgiram as suas primeiras publicações, nomeadamente: Elegia que o Mais Ingénuo e Verdadeiro Sentimento Consagra à Deplorável Morte do Illmo.

A estas seguem-se outras publicações, integra o Arcadismo (movimento inspirado pela Arcádia, região da Grécia), passando a escrever poesias que visam a Natureza, onde fala de pastores, ovelhas, mitologia clássica, entre outras características próprias deste movimento.

Vida boémia

Após a chegada a Lisboa, segue-se uma década de boémia, onde se entrega a inúmeras experiências que só o mundo da noite permite, repleta de sexo, vícios, prostituição, excentricidades e outras particularidades inerentes a quem frequentava o “bas-fond” noturno da cidade lisboeta da época.

Dificuldades financeiras e prisão

Para combater as suas dificuldades financeiras, Bocage trabalhou como tradutor.

Rebelde, revolucionário e inovador, este poeta escreveu vários poemas que foram contra o poder da época, nomeadamente contra a Igreja e o Regime. Em defesa da liberdade e contra os poderosos, publicou poemas como: Pavorosa Ilusão da Eternidade, Liberdade querida e suspirada ou Liberdade, onde estás? Quem de demora?

O seu talento com rédea solta acabou por ser nocivo para si, acabando por ser preso por crime de lesa-majestade, por “desbragamento de costumes e livre pensamento” ou por ser “autor de papéis ímpios e sediciosos”. Por ordem do intendente Pina Manique, no dia 10 de agosto de 1797, foi preso, tendo ficado na prisão do Limoeiro.

No mesmo ano, no dia 7 de novembro, foi transferido com os cárceres da Inquisição para o Mosteiro de São Bento. E daqui se seguiu uma transferência para o Hospício das Necessidades, dirigido pelos padres do Oratório, a qual ocorreu no dia 22 de março de 1798. Todo este processo foi certamente um acontecimento marcante na sua vida, acabando por influenciar a sua obra.

Vida repleta, mas curta

Na sua vida contacta com diferentes contextos culturais. Esteve no Brasil, em África, na China e na Índia. Uma experiência que enriqueceu e influenciou a sua obra. O seu talento explora diferentes vertentes da poesia: satírica, lírica e, até, poesia erótica. São também muito conhecidas as suas anedotas.

Foi no dia 21 de Dezembro de 1805, na cidade de Lisboa, que Bocage deu o seu último suspiro, vítima de um aneurisma. Foi sepultado no cemitério da Igreja das Mercês.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?