Hoje começa o Outono, as folhas perdem a sua cor verde..... e não só

 


Nesta estação do ano há menos luz solar porque os dias são mais curtos, o que reduz a capacidade de fotossíntese das árvores. Como resultado, as folhas começam a perder a sua cor verde.

A clorofila é um grupo de pigmentos fotossintéticos responsáveis pela coloração verde das folhas. Com a sua redução durante o outono, outros elementos como os Flavonóides, Carotenos e Antocianinas tornam-se mais proeminentes, fazendo com que as folhas adquiram tons vermelhos, laranja e amarelos.

O início do outono e primavera ocorrem durante o equinócio, que tem origem do latim equinox, em que equi significa igual e nox significa noite. Este dia tem o mesmo número de horas de luz e de escuridão.

É nesta altura do ano que a maioria das aves migratórias abandonam a região em busca de climas mais amenos. As andorinhas podem voar mais de 10 000 km durante a sua migração.

É também durante esta estação do ano que a aurora boreal, um dos mais belos fenómenos naturais do mundo é mais visível. Isto ocorre porque as tempestades geomagnéticas são mais comuns durante os meses de outono.

É durante esta estação do ano que grande parte dos produtos cultivados estão prontos as ser colhidos.

Com o aumento da humidade e diminuição da temperatura e luz solar, as doenças respiratórias tornam-se mais frequentes.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?