Afinal os ovos moles de Aveiro não são aquela bomba calórica que imaginamos.....sabiam? eu não sabia

 

Diz-se que os ovos moles são uma bomba calórica, mas talvez nem lhe passe pela cabeça quantas calorias tem um ovo mole...


É que cada ovo mole só tem 72 calorias. Isso equivale a, por exemplo, um iogurte, quatro bolachas, um pão e meio, ou meia barra de chocolate. Um pastel de nata tem 298 calorias e um croissant tem 406 calorias.

Este doce é também uma fonte de vitamina A (8,7 por cento da dose diária recomendada) e de vitamina D (7,8 por cento).


História 

Trata-se de um doce regional, cuja fórmula e método de produção original se deve às freiras dos vários conventos existentes em Aveiro até ao século XIX. As religiosas utilizavam a clara de ovo para engomar os hábitos, enquanto que as gemas, para que não fossem desperdiçadas, se constituíram na base para a feitura do doce. Extintos os conventos, o fabrico dos ovos moles manteve-se, graças a senhoras educadas pelas referidas freiras. 

Aplicação de ovos moles

A «massa de doce de ovos» é comercializada em barricas de madeira pintadas exteriormente com barcos moliceiros e outros motivos da Ria de Aveiro e ainda em tacinhas de cerâmica. 

A mais conhecida forma de aplicação de ovos-moles é em folhas de hóstia (massa especial de farinha de trigo), moldada nas mais diversas formas marinhas, como amêijoas, peixes, conchas e búzios.


Certificação

Os Ovos Moles de Aveiro são o primeiro produto de doçaria Conventual certificado no espaço comunitário europeu – reforçando assim os “canais de confiança” entre quem produz e quem compra.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?