Porque será que as casas da Costa Nova são às riscas?

 Qual será a história das casinhas coloridas? 

Originalmente em tons de vermelho ocre e preto, os Palheiros da Costa Nova eram utilizados como antigos armazéns de alfaias da pesca.

Foi a fixação da Barra do Porto de Aveiro, no início do século XIX, que levou os pescadores de Ílhavo a mudaram-se para a Costa Nova. A sua arte foi para além da pesca e manifestou-se em terra, com a construção de palheiros que serviam para guardar as redes e outros materiais associados à pesca.

No início eram amplos e sem divisões interiores. Mais tarde foram divididos em tabiques de madeira e decorados com conchas de ostras.

Entretanto, foi a mudança das famílias dos pescadores para a Costa Nova bem como das famílias dos seus sócios, escrivães e “arrais” de outras companhias, que deram aos palheiros uma nova vida. Os seus interiores foram remodelados, as divisões foram feitas e as suas fachadas pintadas com coloridas riscas. Vermelho, azul, verde e amarelo são as cores predominantes.

Acredita-se que as riscas de cores diferentes foram feitas para quando os pescadores em dias de nevoeiro pudessem localizar o seu palheiro. Segundo alguns populares ou as “más línguas” as casas são às riscas também para os dias em que estavam ébrios não entrassem em propriedade alheia.

Hoje a marginal da Costa Nova é uma das mais belas do mundo...




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?