Sabem o que é a "ALEXITIMIA" ? Eu não sabia....

 A Alexitimia é a incapacidade de expressar emoções e sentimentos.




 alexitimia é uma desordem neurológica que afeta o processamento das emoções, fazendo com que aquele que sofre dessa perturbação não consiga identificar e expressar suas emoções de forma consciente e através da fala. Trata-se de um quadro mais comum que imaginamos. Estudos norte-americanos apontam que uma em cada sete pessoas costuma encaixar nos critérios da alexitimia.

Para quem convive com pessoas que sofrem de alexitimia, chega a ser espantoso:

Eles não expressam emoções ao relatar eventos cotidianos, nem mesmo quando se deparam com feitos marcantes ou traumáticos, como pode ser o falecimento de um ente querido.

Quando questionados sobre as emoções que estão sentindo ou sobre o que viveram em determinada situação, o desconforto se faz presente. Não sabem como responder, sentem-se desconcertados e, até mesmo, demonstram estranhamento pela pergunta, que parece ser uma surpresa. É por isso que quem sofre de alexitimia tende a se esquivar de conversas no seu meio social que possam levar ao debate sobre emoções e sentimentos como paixão, ciúmes ou desconfiança, por não se sentir preparado.

As repetidas experiências de incompreensão e constrangimento podem também levar ao isolamento social ou resistência na aproximação de novos amigos.

O que causa a alexitimia?

O termo se origina do grego: a = não, lexis = leitura e thymos = ânimo ou disposição. Denota uma perturbação neurológica no processamento das emoções, que envolve conexões entre o sistema límbico e cortéx pré-frontal, responsável pela organização dos dados em "categorias", pelo raciocínio e linguagem.

Pesquisas indicam que aqueles que sofrem de alexitimia viveram os primeiros anos de sua infância em um núcleo familiar desajustado e frequentemente com a ausência da figura materna ou protetora. E isso deixa marcas.

Nos primeiros anos de vida, ainda com um repertório limitado de vocabulário, ao expressar alguma emoção, seja de tristeza, alegria ou medo, a criança costuma receber a nomeação de um adulto; por exemplo, ao chorar, tem a atenção de sua mãe com falas do tipo "porque você está triste?". São essas experiências, aparentemente simples, as responsáveis por ampliar o repertório de memórias, possibilitando a compreensão e expressão das emoções em experiências futuras.

Na ausência desse cuidado durante seu desenvolvimento, a criança é privada de construir tais conexões, impossibilitando a identificação e expressão verbal de suas emoções. Pesquisas indicam que elas, diferente do comportamento habitual, não expressam emoções sobre a separação da mãe, demonstrando-se indiferentes com a presença ou ausência da figura de cuidado.

Vale ressaltar que a desordem não impede a vivência das emoções, mas, sim, a incapacidade de reconhecer e expressar o que se sente.

Por essa razão, manifestações físicas psicossomáticas, como dores, taquicardia, falta de ar, entre outras, não são associadas a uma emoção que possa estar presente em alguma experiência, motivando preocupações recorrentes com a saúde. Apenas na presença da manifestação de lágrimas, aqueles que sofrem dessa perturbação costumam ser compreendidos por aqueles que os cercam sobre como estão se sentindo.

Como tratar a alexitimia?

A psicoterapia tradicional, independente da abordagem, não costuma ser eficaz para as pessoas que têm alexitimia, por requerer o diálogo com foco principal nas emoções sentidas. É indicado a realização de psicoterapia em grupo de pessoas mistas (com e sem a desordem), para promover a compreensão da combinação de sensações corporais específicas e, ainda, a troca de experiências que beneficiarão a construção do repertório de memórias afetivas que se encontra defasado.

A prática de teatro e utilizar cores e paisagens para assimilar sensações também são recursos importantes no tratamento e otimização da expressão das suas emoções das pessoas que têm a desordem.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?