Recordando "as tradições dos vários países para passagem de ano"

 Os diferentes países do mundo têm diferentes costumes e hábitos culturais, que se aplicam também nos dias da passagem do ano 'velho' para o ano novo. 


As superstições e tradições são levados muito a sério e têm-se mantido em algumas regiões durante vários anos.

Muitos países celebram este dia especial de uma forma característica e segundo os seus costumes e crenças. 


França
Um francês digno desse nome começa o ano a abrir uma boa garrafa de champanhe. Os desejos do bom ano vêm acompanhados de beijos nas bochechas dos mais queridos

Espanha
Os espanhóis têm tradição de, logo após a meia noite do primeiro do ano, comer 12 passas, uma para cada mês do ano. Mas o ritual tem de ser feito em simultâneo com as 12 badaladas do relógio, caso contrário pode trazer má sorte.

Itália
Os Italianos têm como tradição escrever os seus desejos num papel e atirar para a lareira  na mudança do ano, esperando que estes se realizem.
A roupa interior costuma ser vermelha nesse dia, porque os Italianos acreditam que é a cor que atrai a boa sorte e a prosperidade.

Irlanda 
A tradição na Irlanda é as raparigas solteiras dormirem com azevinho abaixo da almofada, na esperança de encontrar um novo amor no ano que se vizinha.

Irlanda e Holanda
Outra das tradições mais célebres é o mergulho nas águas geladas do Atlântico no dia 1 de Janeiro. Um ritual cumprido apenas pelos mais corajosos. Esse costume também é praticado por alguns, mas poucos, Portugueses.

Argentina e México 
As pessoas usam roupa interior cor-de-rosa com o objetivo de atrair  o amor para as suas vidas no ano que entra.

Venezuela e México
Ambos os países acreditam que levar uma peça interior amarela na passagem do ano vai atrair boa sorte.

México
Os mexicanos, como símbolo de renovação, têm o ritual de lavar a casa, a roupa e os bens preciosos. É uma forma de abandonar o "velho ano" e fazer entrar "o novo"

Holanda
Em algumas zonas da Holanda, fazem-se fogueiras na rua para queimar as árvores de Natal, na véspera do ano novo. É uma maneira de limpar o ano velho  e dar as boas vindas ao novo.

Dinamarca
É prática recorrente partir loiça contra a casa do vizinho. Isso é visto como um bom sinal para o novo ano e é também associado à amizade. Ou seja, quanto mais loiça se partir na casa de um amigo, mais fortalecida fica a amizade. É também uma forma de atrair a boa sorte.

Brasil
Muitas pessoas tendem a vestir-se de branco como forma a espantar os espíritos malignos. Nas zonas de praia, existe o ritual obrigatório, em nome de Yamanjá, de vestir roupa branca e atirar flores ao mar.
Para começar o ano com o pé direito, muitos brasileiros saltam sete ondas e fazem pedidos por cada uma delas. Cada onda representa um dia da semana.

Chile
È costume comer-se uma colher cheia de lentilhas para atrair um ano repleto de coisas boas (seja dinheiro, saúde, trabalho).
Os habitantes da comuna chilena de Talca, costumam celebrar as suas festas de fim do ano no cemitério.

Colômbia e México
Com o objetivo de ter um ano cheio de viagens, em algumas zonas da Colômbia e do México é tradição andar na rua com uma mala vazia na noite da passagem de ano.

Equador
Uma das tradições mais coloridas e também mais insólitas da América Latina é a queima de bonecos no Equador. Quando entram no novo ano, milhares de bonecos chamados de "ano velho" são queimados. Algumas regiões da Colômbia e da Venezuela também já adotaram esta tradição.

Finlândia
Neste país, as pessoas geralmente mergulham metal derretido em água fria para conhecer a prosperidade do novo ano.

El Salvador
Neste país da América Central, é costume colocar-se um prato com um ovo inteiro lá dentro e deixá-lo na janela durante toda a noite da passagem de ano. É uma forma de atrair fortuna para o ano que entra.

Guatemala
À meia noite, os habitantes deste país, saem de casa para lançar moedas para trás das costas, mas sem olhar para trás. O objetivo é atrair a prosperidade.

China
Neste país, a porta da frente das casas é pintada de vermelho de forma a atrair a felicidade e a boa sorte. 

Japão
Em algumas zonas deste país existe a tradição de decorar as casas com um galho de pinheiro porque simboliza a longevidade uma haste de bambu em sinal  de prosperidade e uma flor de ameixa que reflete nobreza.
Muitas famílias japonesas penduram cordas feitas de palha na frente das suas casas com o objetivo de afastar maus espíritos e atrair felicidade. Além disso, a passagem de ano acontece ao som de gargalhadas para que o novo ano seja repleto de coisas boas. 

Estados Unidos
A principal tradição deste país é o beijo da meia noite. Os norte-americanos acreditam que beijar à meia-noite purifica tudo o que simboliza o mal e assim que começa o novo ano, há a tradição de dar um beijo na cara à pessoa do lado.

Egito
Os egípcios acreditam que o ano novo só começa quando se vê a nova lua crescente no céu. O anúncio oficial é feito na cidade do Cairo e numa mesquita sagrada.

Argentina
Usar roupa interior nova e de diferentes cores é considerada um símbolo de boa sorte na entrada do ano novo. Por exemplo, o vermelho simboliza o amor, o amarelo o dinheiro, enquanto que o azul representa a saúde.

Alemanha
O porco é, na Alemanha, é símbolo de boa sorte na passagem de ano. As celebrações incluem banquetes onde o leitão é um prato frequente. O animal é para os alemães, um sial de fartura, fertilidade e riqueza.

Inglaterra
Em Londres, no primeiro dia do ano ocorre a tradicional "London New Year Parade". O desfile conta com a participação  de artistas de vários países, que realizam números de dança, acrobacias e diversas performances. O espetáculo é assistido por uma multidão nesta cidade.

Camboja
Durante o festival de Ano Novo, as crianças do Camboja lavam os pés dos seus pais e avós para demonstrar respeito aos anciãos e para obter bênçãos em troca.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?