Os habitantes do Porto são conhecidos por "tripeiros" e a sua cidade é conhecida por "Invicta". Mas qual é a origem destas duas expressões?

Não haverá praticamente nenhum português que não tenha já ouvido as palavras tripeiros e Invicta associadas à cidade do Porto, ora para designar os seus habitantes ora para designar a cidade em si. Mas saberá qual é a origem desses nomes, ou qual é a origem do nome da própria cidade?

Comecemos pelo nome da cidade, que teve origem num povoado pré-romano. Na época, a região era chamada de Cale ou Portus Cale, tendo dado mais tarde origem ao nome de Portugal.

Curiosamente, a palavra Portus alude à vida comercial e ao desejo de ser pioneiro na descoberta do desconhecido, e o Porto sempre revelou o seu empenho na construção naval, a nível industrial e comercial, pelo que se pode dizer que o nome da cidade é verdadeiramente adequado.

Aliás, a relação entre a cidade e o Douro e o Atlântico sempre foi inegável, tendo o povo apoiado diversos monarcas ao longo dos séculos no que à exploração marítima diz respeito. Assim aconteceu em 1385, quando o povo acorreu em massa para apoiar o Mestre de Avis na expansão ultramarina.

Segundo a lenda, o compromisso da cidade era tal, que cederam as carnes limpas que havia na cidade às naus, para que estas pudessem partir, ficando a população apenas com tripas como forma de alimento.

Mas com espírito de desenrasque, os portuenses criaram o prato que hoje é conhecido como Tripas à Moda do Porto. Para a história, ficou também a designação tripeiros, que alude ao gesto nobre do povo em dar tudo o que tinham.

Por último, passemos ao título de Invicta, que quer dizer “invencível”. Recuando na história, é verdade que a cidade foi tomada por mouros em 715, tendo mais tarde sido reconquistada por Vimara Peres em 868.

Após este facto, no entanto, não existem registos de ataques significativos à cidade, mas a verdade é que o espírito invencível sempre esteve presente, sendo a razão pela qual nasce o título de invicta no século XIX.

Durante as Guerras Liberais, que decorreram de 1832 a 1834, o Porto foi cercado por tropas absolutistas. Este período, que durou mais de um ano, ficou para a história com o nome de Cerco do Porto, no qual tropas liberais se encontraram completamente cercadas.

Mas a cidade resistiu e o Porto mostrou-se Invicto perante os assaltos de D. Miguel, assegurando a vitória dos liberais que D. Pedro liderava em todo o país. Assim, como forma de apreço, D. Maria II, sucessora do trono, atribuiu o título de Invicta à cidade, estando essa referência ainda hoje presente no brasão municipal.

O Porto é um local rico em história e que sempre foi lar de gente valente e leal. Assim, não admira que as suas designações sejam todas honrosas e atestem à rica história da cidade e da sua população.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?