Tradições de Natal pelo mundo

Cada cultura possui suas próprias datas comemorativas, mas o Natal é uma festa celebrada praticamente no mundo todo.

Embora alguns costumes sejam clássicos e possam ser vistos em qualquer lugar, porém, existem países com tradições bem peculiares


Tradição cristã no Brasil

A tradição de Natal no Brasil é uma das mais importantes do calendário cristão. O final de ano é marcado por muitas festas: as casas são decoradas com luzes, presépios representando o nascimento do Menino Jesus são montados e, é claro, há a tradicional árvore de Natal.

Papai Noel é considerado uma figura bondosa e carismática. Diversos shoppings e centros comerciais reservam um ambiente para o personagem, onde as crianças podem levar suas cartinhas e fazerem seus pedidos.

A ceia geralmente é marcada por muita fartura, celebrada na noite do dia 24, quando acontecem as trocas de presentes entre familiares e a popular brincadeira do amigo secreto.


Comemorações em família na Alemanha

Na Alemanha, a época do Natal é marcada por muitas comemorações em família. No dia 24, há a distribuição de presentes; no dia 25, acontece um almoço com pratos típicos, vinho quente e os tradicionais biscoitos natalinos; e no dia 26, também é possível aproveitar o tempo com os familiares, pois ainda é feriado.

No país, o responsável por presentear as crianças é São Nicolau (ou Nikolaus), que viaja de burro e visita as casas no meio da noite levando moedas, chocolates e brinquedos para os bons meninos. Há ainda uma figura bizarra conhecida como Knecht Ruprecht, com roupas escuras e uma vara ou chicote para punir as crianças que não tiveram bom comportamento durante o ano.


Dia de reconciliação na França

Em França, há um costume curioso, mas muito bonito: o dia 25 de dezembro é conhecido como o dia da reconciliação de Natal. Nessa data, as pessoas vão até a casa de algum inimigo ou desafeto, levando de presente uma garrafa de vinho para que possam fazer as pazes. Casas enfeitadas com presépios e uma farta ceia completam a comemoração.


A bruxa na Itália

No Natal italiano, há outra figura de destaque além do Papai Noel: a bruxa Befana. A lenda conta que, quando os reis magos foram visitar o menino Jesus, encontraram-se com uma idosa que negou ajuda a eles; porém ela se arrependeu e desde então passou a levar doces e presentes para as crianças na noite do dia 6 de janeiro. Mas isso somente para aquelas que se comportaram bem durante o ano! Para as outras, ela deixa apenas um pedaço de carvão.

Além desse costume, as festas de Natal são marcadas por presépios montados nas igrejas e ceias com massas e peixes.

Homenagem aos mortos na Finlândia

As tradições finlandesas diferem bastante das dos outros países europeus. O principal costume na época de Natal é visitar os entes queridos já falecidos nos cemitérios, para prestar homenagens.

Entre as crianças, a tradição é cortar pinheiros e levá-los para casa com o auxílio de trenós para que sejam enfeitados.


Festa na praia na Austrália

O verão australiano é bastante quente, e por isso as comemorações natalinas não costumam acontecer em ambientes fechados. Embora na ceia tradicional também se coma carne de porco e peru, a tradição é se reunir com a família e os amigos para um piquenique na praia, onde a principal refeição é composta de frutos do mar.

Em algumas praias, há inclusive a chegada do Papai Noel em um barco ou prancha de surf. Os presentes são abertos somente na manhã do dia 25.


Independentemente dos costumes e da tradição de Natal de cada país, o clima de festa predomina nesta época no mundo inteiro! 




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?