Sabem por que, antigamente, os médicos pediam aos pacientes: "diga 33"

O número 33 (trinta e três) provoca vibração no pulmão cheio de ar. Se ele estiver repleto de fluido, como fica quando alguém está com pneumonia, o médico não sente a mesma vibração nas pontas dos dedos.


É que a prática era comum quando os médicos usavam apenas os dedos e o ouvido ou um estetoscópio de madeira (que parecia um grande canudo) encostado no peito e a outra parte no ouvido. 

Actualmente, os estetoscópios transmitem o som ao ouvido de maneira bem mais audível e, no máximo, os médicos pedem para respirar profundamente.


E já agora, mais uma curiosidade:

os números se diferem de língua para língua. Em inglês, por exemplo, a mesma técnica de exame, o paciente diz "ninety-nine, ninety-nine, ninety-nine" (99).

Já no idioma espanhol são 2 os números que podem ser repetidos por três vezes: "treinta-y-tres" (33) ou "cuarenta-y-cuatro" (44).




Comentários

  1. Interessante, pois quando estudei o assunto, há mais de quatro décadas, hoje já sou aposentado, em inglês, o paciente dizia 22, twenty-two. O 99 deve ter sonoridade aproximada, acredito. Muito bom o blog.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?