Sabem o que são Lipomas?

O lipoma é um tumor benigno constituído por células de gordura (células adiposas). Os lipomas costumam crescer no tecido subcutâneo, ou seja, logo abaixo da pele. Porém, apesar de menos comum, também é possível a ocorrência de lipomas mais profundos, que surgem nos músculos, nervos, órgãos internos ou na cavidade abdominal.
Na maioria dos casos, o lipoma é totalmente assintomático e não necessita de nenhum tratamento, a não ser que ele seja esteticamente incómodo ou provoque dor.
Os lipomas são tumores benignos, por norma sem risco de transformação maligna, compostos por gordura que se agrupa e forma uma protuberância arredondada por baixo da pele. O lipoma  destaca-se do restante do tecido gorduroso ao seu redor por ser revestido por uma cápsula fibrosa. Ele é, portanto, um tumor de gordura ao redor do tecido gorduroso.
Esse tipo de tumor é mais comum nos adultos e no sexo feminino. Na verdade, o lipoma pode surgir em qualquer idade,  mais comum a partir dos 40 anos de idade.
Ainda não se sabe por que o lipoma surge. Como há uma clara tendência familiar para o desenvolvimento deste tumor, imagina-se que exista um forte componente genético na sua formação. Alguns casos de lipomas parecem surgir após um trauma local, mas essa relação ainda não foi comprovada.
Não há uma relação directa entre ter mais gordura e o risco de desenvolver lipomas. Ser obeso, por exemplo, não é um factor de risco.

O lipoma é um tumor que ocorre frequentemente em pessoas magras. Locais habitualmente ricos em gordura, como a barriga, nádegas ou as mamas, também não são os pontos mais frequentemente acometidos.

Ombros, pescoço, tronco e braços são os locais mais frequentemente acometidos pelo lipoma. Todavia, qualquer local do corpo onde exista gordura subcutânea pode desenvolver um lipoma.

Parece haver, porém, um maior risco de surgimento do lipoma quando o indivíduo magro ganha peso subitamente. Esse lipoma, entretanto, não desaparece se o paciente voltar a emagrecer.
A ocorrência de lipomas também pode estar associada a algumas doenças raras, tais como: adipose dolorosa (doença de Dercum), doença de Madelung, síndrome de Cowden ou síndrome de Gardner. Nesses casos é comum o paciente ter vários lipomas pelo corpo.
Na maioria dos casos, o lipoma é uma pequena protuberância arredondada que surge por baixo da pele. A maioria dos lipomas mede entre 1 e 3 cm, mas alguns deles podem chegar até mais de 10 cm de diâmetro. À palpação, um lipoma costuma ser uma massa homogénea, com bordas regulares, indolor, mole, com consistência elástica e móvel. Apesar de ser habitualmente indolor, alguns lipomas podem doer.
As características descritas acima ajudam a distinguir um lipoma de um tumor maligno, como o liposarcoma. Tumores malignos costumam se apresentar como uma massa endurecida, pouco móvel, dolorosa à palpação e com bordas irregulares. O ritmo de crescimento do lipoma costuma ser bem lento, ao longo de anos, ao contrário dos tumores malignos, que, geralmente, crescem de forma mais rápida.

Na maioria das vezes, apenas a palpação do tumor é suficiente para definir que a lesão é um lipoma. Se, entretanto, a massa for dura, pouco móvel, dolorosa, ou se ela tiver qualquer outra característica incomum ao lipoma, o médico pode solicitar uma ressonância ou uma biópsia da lesão para ter certeza que aquilo é um tumor benigno.
O principal diagnóstico diferencial é com o liposarcoma, um tumor maligno que tem origem nas células gordurosas 
O que ocorre mais frequentemente é um lipoma permanecer “quieto” e inalterado durante anos.
Nos raros casos em que o lipoma cresce demais, dói ou pode comprimir nervos  e músculos, a cirurgia é necessária. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?