Todos sabem o significado da palavra "BERA", mas será que sabem qual a sua origem?


Bera significa que é falso, mau, que pode ter boa aparência mas nenhum valor.


Esta palavra surgiu no início do séc XX, numa loja da Rua Garrett, no Chiado, com a entrada de brilhantes falsos em Portugal, oriundo do nome do alemão "Baer" responsável pelo seu fabrico, dono da empresa com sede em Berlim, e com sucursais nas cidades mais importantes do mundo.

Nessa época surgiram os célebres brilhantes BERA que deslumbraram o alfacinha, arrancando-lhe dinheiro à farta e seduzindo-o com o brilho fulgrante das suas falsas pedrarias e das suas jóias de latão. Os brilhantes BERA foram, inegavelmente, uma das mais estranhas loucuras de Lisboa no nosso tempo.



A história dos brilhantes Bera parece então ser a seguinte: nos números 2 a 6 da Rua Garrett apareceu por volta de 1900 um estabelecimento de artigos de origem americana. Pertencia à"Bera Scientific Diamond Palace"e, no espaço sumptuosamente montado, exibiam-se jóias falsas, mas de acabamento elaborado. "Mais reais que as jóias reais", era o seu lema. 
O êxito foi tremendo, mas o termo "bera" ficou até hoje enraizado no nosso vocabulário informal, para qualificar negativamente algo ou alguém.»
Foto de Conta-me Histórias, Lisboa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?