Sabem o porquê de as eleições nos EUA serem à terça feira?

Os Estados Unidos vão às urnas esta terça-feira para eleger o seu novo presidente. Mas porquê a uma terça feira e não outro dia qualquer?

As eleições nos EUA realizam-se sempre a uma terça-feira do mês de Novembro, devido à lei de 1845 que veio uniformizar o calendário eleitoral e estabeleceu um dia de voto comum para toda a nação: a terça-feira seguinte à primeira segunda-feira de Novembro. 


Até 1845, cada Estado escolhia um dia para as votações. A mudança ocorreu porque os resultados eram divulgados em dias diferentes e influenciavam os eleitores que ainda não tinham votado.

Os Estados Unidos eram um país agrícola onde as pessoas se deslocavam de carruagem ou a cavalo e onde somente os homens brancos votavam. A maioria dos cidadãos tinham que fazer longas viagens para chegar às urnas, o que tornava impossível determinar a segunda-feira como um dia eleitoral, já que muitos dos eleitores começavam o seu trajecto no Domingo ou à segunda.



No mês de Novembro porquê?


A maior parte dos americanos dedicavam-se à agricultura e neste mês a colheita já havia terminado. 


E porque não votar ao fim de semana?

Votar ao fim de semana poderia ser uma boa hipótese, mas não para os americanos. 

Enquanto para os católicos o Domingo era o dia reservado à prática religiosa, para os judeus o sábado era o dia sagrado ("shabbat"). Devido a esta incompatibilidade religiosa, votar ao fim de semana era algo impensável para os americanos. 

Hoje, 171 anos depois, a tradição mantém-se e os EUA continuam a votar à terça feira, apesar das dificuldades que representa para os cidadãos do século XXI ir às urnas num dia útil.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?