Por que os morcegos dormem de cabeça para baixo?


Quem já não viu um morcego na TV ou numa foto e ficou se questionando: Por que os morcegos dormem de cabeça para baixo? Realmente, muitas pessoas possuem curiosidade em relação a isso!.
Os morcegos não foram desenvolvidos para suportar muito o peso do seu corpo ou ficar caminhando por um longo período (como os pássaros que caminham pelos galhos). Dormindo de cabeça para baixo, seu peso fica mais leve.
No caso dos filhotes, eles se agarram à mãe, que também está pendurada de cabeça para baixo e crescem aprendendo a dormir nesta posição.
Além da comodidade e adaptação, essa posição ajuda no momento de voar, pois a gravidade facilita os movimentos, já que eles curvam os pés a 180º e basta um pequeno impulso para alçar um belo voo.



Algumas curiosidades ajudam a entender um pouco mais sobre esta posição de cabeça para baixo. Uma delas é o fato dos pés terem as plantas voltadas para frente (contrário do que nós temos) e um sistema que ajuda com que os pés travem quando se posicionam para dormir.
Mesmo que a maioria dos morcegos durma de cabeça para baixo, algumas espécies ficam deitadas entre telhas e telhado. E por falar em diferença de espécies, a maior parte pode ter cor escura, mas existem morcegos brancos.
Um morcego que pesa apenas 4g, se alimenta de insectos, e pode comer até 3 mil insectos em uma única noite. E engana-se quem acha que não enxergam por ficarem no escuro, pois possuem óptima visão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?