Quem nunca sentiu um aroma a “terra molhada” quando começa a chover?

Se a água não cheira a nada, porque é que a chuva tem cheiro? 

O Massachusetts Institute of Technology (MIT) quis descobrir:

Ao utilizar câmaras de alta velocidade para observar as gotas da chuva a cair em vários tipos de superfícies, descobriram que pequenas bolhas de ar ficam presas por baixo da gota de água quando esta cai, sobem até à superfície, e depois escapam para o ar circundante. É nesse ar libertado que se encontra a origem do aroma. Os investigadores concluíram que as bactérias e os micróbios que se encontram no solo são levados para o ar através das gotas quando a água bate no chão, e essas mesmas bactérias e micróbios são então libertados no ar.

O ar que fica preso por baixo da gota da chuva é libertado e transportado pelo vento, permitindo que nós o cheiremos.

Nem todos os tipos de chuva criam a mesma quantidade de bolhas de ar. O MIT descobriu que chuva fraca e moderada eram as melhores para a experiência, e que, com quanto mais força as gotas da chuva caem no chão, menor a probabilidade de pequenas bolhas de ar sejam libertadas.

Esta descoberta não é só interessante para sabermos porque é que a chuva tem cheiro. Mais importante que isso, esta informação poderá ajudar a perceber como é que substâncias como bactérias ou químicos, se movem no nosso ambiente e se espalham causando doenças nas pessoas.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?