Porque será que se diz que 6ªfeira, dia 13 é dia de azar???


Uma 6ªfeira 13, ou seja uma 6ª.feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente, como um dia de azar. Mas qual será a origem desta superstição?

O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o nr 12 é considerado um número de coisas completas,como 12 meses num ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus, 12 signos do zodíaco. Já o nr 13 é considerado um número irregular. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi sacrificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (6ª.f) com o número de azar (13), temos o mais azarado dos dias.

Não se sabe ao certo a origem desta superstição, mas pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos e simultâneamente em todo o País e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Outra hipótese para esta crença está no facto de Jesus Cristo ter sido morto numa sexta-feira 13.

Mas antes disso, também existem lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 Deuses foram convidados. Loki espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos Deuses. Daí veio a crendice de que ter 13 pessoas à mesa que dá azar.

Segundo outra história, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigaday sexta-feira) Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo  Friga foi transformada em Bruxa e como vingança ela passou a reunir todas as 6ªs. feiras com outras 11 bruxas e o diabo. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.












Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?