As tradições do dia de Reis pelo mundo

Dia 6 de Janeiro é aquele em que se celebra a figura dos três Reis Magos, Gaspar, Baltazar e Belchior.

Mas de que forma esta tradição se comemora pelos quatro cantos do mundo?

Portugal
É habitual comer-se o bolo-rei. Há alguns anos o bolo trazia uma fava, em que a pessoa a quem tivesse calhado teria de providenciar o bolo do ano seguinte, e um brinde. Além do bolo-rei, outra variação que tem tido destaque nos últimos anos é o bolo-rainha, ou seja, sem frutas cristalizadas.
Em algumas zonas de Portugal é também conhecido o hábito de se cantar as Janeiras, onde um grupo de pessoas se desloca pela rua a cantar de porta a porta.Esta tradição começa no dia 1 e prolonga-se, normalmente, até dia 6 de Janeiro, sendo que em algumas partes do país pode acontecer durante todo o mês de Janeiro.

Argentina & Uruguai
No "Día de Reyes" é habitual as crianças deixarem um sapato junto à porta com erva e água para os camelos dos Reis Magos. Aqui têm o hábito de comer um bolo conhecido como "Rosca de Reyes", muito semelhante ao bolo-rei de Portugal.

Itália
Neste país a tradição mais conhecida neste dia é a da "Befana". Aqui, é uma senhora velhinha que distribui as prendas às crianças, em vez do Pai Natal.

Finlândia
Para comemorar o "loppiainen", os finlandeses têm a tradição de fazer bolachas de gengibre em forma de estrela, as "Piparkakut", ao mesmo tempo que pedem desejos. Manda a tradição que a bolacha seja partida em três pedaços, na palma da mão, e deve ser comida em silêncio para que o desejo se realize.

Bulgária
Neste dia, uma cruz de madeira é atirada para dentro de água por um Padre e os homens mais jovens devem mergulhar para a resgatar. Como esta tradição acontece numa altura em que as águas deste país estão muito frias, diz a crença popular que a pessoa a resgatar a cruz vai gozar de boa saúde e de sorte.

Eslovénia
Em algumas partes do país, desde o dia 1 até dia 6 de Janeiro é tradição as crianças irem de porta em porta pedir amêndoas, figos secos ou outros doces.

Estados Unidos
No estado do Louisiana, o Dia de Reis marca o início das preparações do Carnaval. É habitual consumir-se o "King Cake", semelhante ao bolo-rei de Portugal, até à celebração do "Mardi Gras", ou Terça Feira Gorda.

Brasil
A Folia dos Reis é uma manifestação religiosa praticada pelos católicos. Grupos de pessoas juntam-se para tocar diversos instrumentos, seguindo as ordens do Mestre de Folia.

França
Neste país é tradição comer-se o bolo "Galette des Rois" à base de amêndoa ou maçã.

Grécia
Assim como na Bulgária, a celebração deste dia também está relacionado com a benção das águas. As comemorações estendem-se até ao dia seguinte, 7 de Janeiro, onde se celebra o dia de São João Batista.

Irlanda
Este dia é considerado o Natal das Mulheres, em que as mulheres tiram o dia para descansar, depois de trabalho que tiveram entre o Natal e o Ano Novo. É tradição que grupos de mulheres se juntem para partilharem uma refeição neste dia.

Malta
Neste país, a data é celebrada no primeiro domingo do mês onde é habitual a realização de concertos sendo que o principal é o concerto da responsabilidade da Orquestra Nacional do país.

Países Baixos
Na Holanda, Bélgica e Luxemburgo é usual que grupos de três crianças, em homenagem aos três Reis Magos andem de porta a porta a entoar canções de celebração a este dia. Em troca recebem dinheiro ou doces.

Espanha
Neste país, é habitual comeram a chamada "Rosca de Reyes", um bolo semelhante ao bolo-rei. É também no dia 6 de Janeiro que os espanhóis têm a tradição de trocar as prendas. É um dia feriado no País. È um dia mais importante para os Espanhóis que o dia de Natal.

Rússia
Neste país, a igreja ortodoxa celebra o batizado de Jesus Cristo, a 19 de Janeiro, onde se fazem também a bênção das águas.

Suécia
O dia 6 de Janeiro assinala o 13ª dia após o Natal, sendo feriado neste país, estendendo-se estas celebrações até dia 13 de Janeiro.

México
Seguindo as tradições de países como Espanha, Argentina e Uruguai, é também neste dia que se fazem as trocas de prendas e se come a "Rosca de Reyes".

Eritreia & Etiópia
Nestes países a celebração assinala o Timkat, a 19 de Janeiro, onde é feita uma procissão e se faz a bênção das águas.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?