Sabem como o branco se tornou a cor das noivas?

Houve um casamento real no século 19 que inspirou cerimónias por todo o mundo até aos dias de hoje.


Qualquer noiva quer sentir-se um pouco rainha no dia do seu casamento. E, na verdade, Vitória do Reino Unido foi a noiva que lançou mais tendências que perduram até hoje, começando pela escolha do marido. Na altura (século 19), os casamentos realizavam-se por interesses políticos ou económicos, mas a rainha casou-se por amor e foi mais longe: pediu a mão do príncipe Alberto.
Até este casamento real, realizado em 1840, o vestido de noiva não era uma peça exclusiva para a data e a maioria das noivas costumavam usar o vestido mais bonito que tinham, independente da cor. A monarca, apesar de não ter sido a primeira mulher a usar branco no dia do seu casamento, é considerada a responsável por transformar o branco na cor da noiva. Todos os convidados receberam um aviso para não usarem branco e a rainha subiu ao altar com um vestido branco de seda e renda, criado especialmente para a ocasião.
E esta não foi a única 'modernice' da cerimónia. Em vez de seguir o protocolo real e usar a coroa, a rainha apostou num véu e numa coroa de flores de laranjeira, símbolo da fertilidade. As damas de honor também vestiram peças brancas a seu pedido, dando origem à tradição de as damas de honor usarem cores condizentes.
A tradição do bolo branco de vários andares também vem do casamento real de 1840. O bolo do casamento da rainha Vitória pesava quase 135 quilos.
Para finalizar, os livros de história dizem que Vitória descreveu o seu casamento como “o dia mais feliz da minha vida”. Sem dúvida uma frase que todas as noivas esperam poder dizer em relação ao grande dia.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?