Faz hoje 122 anos que os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna começaram a ser realizados.

A competição sediada em Atenas (Grécia), aconteceu de 6 a 15 de Abril de 1896. Duzentos e quarenta atletas, todos homens, representaram 14 países, disputando 43 eventos em nove desportos.
Apesar desses números serem bem pequenos diante da grandiosidade actual dos jogos , as primeiras Olimpíadas da era moderna foram um marco para que o evento se fortalecesse com o passar dos anos.
Quem recriou a competição (que tinha sido disputada na Grécia Antiga) foi o educador francês Barão de Coubertin. De acordo com ele, o desporto é o único instrumento capaz de unir diferentes povos, credos e religiões e de parar até guerras.
Dentro das competições, alguns nomes se destacaram. O primeiro vencedor da história das maratonas foi o grego Spiridon Louis, que era pastor de ovelhas e carteiro. Entre os países, os Estados Unidos acabaram em primeiro lugar com 11 medalhas de ouro (20 no total). O país-sede teve 10 medalhas de ouro (46 no total).
Também ganharam medalhas Alemanha (6), França (5) e Grã-Bretanha (2). O Brasil não teve representantes nos Jogos Olímpicos de Atenas. O único país da América do Sul que participou dos jogos foi o Chile.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?