Sabem como surgiu o dia mundial do sorriso?

O Dia Mundial do Sorriso, foi criad por Harvey Ball, um artista plástico de Massachussets EUA que criou a imagem do Smiley, reconhecida internacionalmente, e associada à alegria e bem estar.

Harvey Ball foi contratado como artista freelancer pela State Mutual Life Assurance Company, localizada em Worcester, estado de Massachusetts, uma companhia de seguros que tinha adquirido uma outra empresa. A fusão das empresas deixou a moral dos seus trabalhadores em baixo.

A função de Harvey era criar uma imagem que pudesse aumentar essa moral e deixar os funcionários mais felizes. O que é que ele criou? Precisamente um círculo amarelo, com dois pontinhos e um risco curvado para cima - o smile. Precisou apenas de 10 minutos para o desenhar. A imagem foi estampada em crachás que os trabalhadores passaram a usar na roupa.
Por toda a campanha, pagaram-lhe cerca de 240 dólares. Estavam longe de saber o sucesso que esta imagem viria a ter. O smile ganhou vida própria, muito além dos objectivos para os quais foi criado.
O medo de que o significado original do smile fosse perdido através da comercialização do smile foi uma preocupação constante para Harvey Ball. 
E foi por causa disso que o artista pensou na celebração do dia mundial do sorriso, um dia que incentivasse as pessoas a dedicarem-se às boas acções e aos sorrisos. Ele acreditava que, com um simples gesto, cada pessoa podia ter um impacto positivo no mundo. 
Desde 1999, o sorriso celebrava-se na primeira sexta-feira de Outubro.
28 de Abril também se celebra o sorriso a nível mundial. Isso porque na internet foi divulgada a ideia de que esse era o dia mundial do sorriso.
Em 2001, ano da morte de Harvey, foi criado, em honra do nome e da memória do artista, a Harvey Ball World Smile Foundation, que pretende "melhorar o mundo, um sorriso de cada vez". Muitos nomes se têm juntado à causa, enquanto embaixadores honorários do sorriso. Entre eles, o ator Jackie Chan, o cantor Phil Collins e Yoko Ono, viúva de John Lennon.
O artista não registou o smiley como uma marca sua. Talvez por isso, haja outra versão da história. Franklin Loufrani foi o primeiro a registar a marca e, por isso, detém os direitos de autor. Em 1971, era jornalista do jornal France Soir e foi desafiado a criar uma campanha que trouxesse alegria ao jornal, num tempo em que as "más notícias" eram constantes. Em 1996, a marca foi transformada numa empresa multinacional chamada The Smiley Company.
Da próxima vez que utilizar este emoji, pense no seu significado original enquanto símbolo de boa vontade. 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?