Sabiam que os doentes de Asperger têm de usar o nome de um canalha.....

Hans Asperger identificou uma forma específica de autismo, baptizada aliás com o seu nome. 86 anos depois, um livro prova definitivamente que o médico austríaco enviava crianças para a morte numa clínica nazi.

Terceiro Reich tinha-lhe chamado Aktion T4. Todos os cidadãos com perturbações psicológicas que fossem considerados irrecuperáveis ou inempregáveis, deveriam ser eliminados. Mesmo que fossem arianos. O epicentro da chacina infantil era a clínica Am Spiegelgrund, em Viena. Isto o mundo já sabia: ali foram mortas 789 miúdos nas câmaras de gás. Mas isto o mundo só soube agora: em 1942, o médico austríaco Hans Asperger ordenou que se eutanasiassem naquela clínica 37 crianças a quem acabara de diagnosticar uma variante específica de autismo.
Em Maio deste ano, um investigador austríaco chamado Herwig Czech descobriu as provas de que Asperger tinha assinado com o seu punho a ordem de exterminação. Agora, na semana passada, a escritora norte-americana Edith Sheffer publicou um livro onde relata o caso com grande minúncia. Chama-se Asperger's Children e fez com que o New York Times Review of Books não tivesse dúvidas em apelidar Hans Asperger de Dr. Morte.
Asperger, que morreu em 1980, nunca viu o seu nome ser atribuido à síndrome específica de autismo que ele havia identificado nos seus estudos durante a II Guerra Mundial. Foi no ano seguinte, 1981, que a comunidade médica decidiu associar o seu apelido àquela variante, por proposta da pediatra britânica Laura Wing. O austríaco era por isso um dos mais respeitados nomes da história da pedopsiquiatria. Até agora.
O livro Asperger's Children revela pormenores absolutamente sórdidos das opções tomadas pelo médico austríaco. O próprio advogava que o extermínio era a melhor hipótese para aquelas crianças e sobretudo para as suas famílias, "caso contrário tornar-se-iam um peso insuportável para as mães." 
No final da Guerra e depois da queda do regime nazi, no entanto, o pediatra recebeu dezenas de cartas de mães que lhe perguntavam onde estavam os seus filhos. 
Quem possui a síndrome de Asperger precisa de tudo, menos de envergar o nome de um canalha.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?