Já ouviram falar do "Hospice de Beaune"?

O Hospice de Beaune (Hotel Dieu) actualmente é um museu situado em Beaune, França,  mas foi um hospital construído em meados do século XV para cuidar de pessoas pobres e desamparadas, por um nobre da Borgonha e sua esposa, o casal Nicolau e Guigone Rolin.

O edifício onde funcionou o hospital  por mais de mil anos, possui uma arquitectura espetacular. Foi construído em estilo flamengo e o que mais chama a atenção na sua estrutura é o telhado, formado por um mosaico de telhas vitrificadas, com cores bastante vivas.
Hoje o Hospice de Beaune é um Museu. Na área onde ficavam os doentes no hospital, tudo está muito bem arrumado e nos dá uma ideia plena de como funcionava na Idade Média.

Acho que todo médico, se algum dia tiver a chance, deveria vir conhecer o antigo Hospice de Beaune. É uma aula de planeamento administrativo, sustentabilidade económica e perseverança, além de acção humanitária. 

O casal Rolin conseguiu donativos e os meios para manter o hospital funcionando, mesmo depois das suas mortes. Entre os donativos, o Hotel Dieu recebeu terras excelentes para a produção de uva e vinhos. Os vinhos “Hospice de Beaune”, são famosos e a sua comercialização ajudou a pagar as despesas do hospital.

Todos os anos, no terceiro domingo de Novembro, acontece o grande leilão de vinhos em Beaune, que fortalece a tradição da vinicultura local e os valores arrecadados, são usados em benefício do hospital. Cada vinicultor trás uma garrafa do seu melhor vinho produzido naquela safra, para ajudar na festa. Os valores obtidos pelos vinhos no leilão da nova safra, balizam os preços que terão nos próximos anos.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?