Dia 6 de Dezembro é dia de S.Nicolau

O Dia de São Nicolau é comemorado a 6 de Dezembro.
Acredita-se que foi a 6 de Dezembro de 350 que São Nicolau morreu, em Patara, na Turquia.
A São Nicolau são atribuídos vários milagres, sendo um dos santos mais populares entre os cristãos. Durante o século IV, São Nicolau ficou conhecido pela sua generosidade e bondade, ajudando os pobres, especialmente as crianças e jovens.
De São Nicolau diz-se ter distribuído sacos de moedas pelas chaminés das casas de famílias mais necessitadas, ficando assim ligado à distribuição de presentes. A sua bondade foi mais tarde associada à imagem do Pai Natal.
Por todos os seus milagres, Nicolau foi considerado santo, assim como protector das crianças, marinheiros e comerciantes, além de santo casamenteiro. É ainda o santo padroeiro da Rússia, Grécia e Noruega.
Em Portugal São Nicolau é visto como o padroeiro dos estudantes, sendo celebrado em Guimarães, com a realização das festas Nicolinas.


A lenda de São Nicolau

Assim, há uma lenda que diz que Nicolau ressuscitou três crianças, convertendo-as em fiéis dedicados e seguidores.
Refere outra lenda de São Nicolau que seu pai era senhor de grande fortuna, que lhe deixou em herança, na altura da sua morte.  Assim o santo pode continuar a ajudar as pessoas.
Conta a lenda que Nicolau ajudou uma família sua vizinha que vivia tempos de necessidade. Quando uma das filhas resolveu casar, o seu pai sem dinheiro chorava o dia inteiro pois não tinha meios para dar um casamento digno à sua filha.
Assim São Nicolau encheu uma bolsa de moedas de ouro e, de noite, sem ser visto, depositou-a na janela do vizinho.
A jovem casou com um belo dote e ficaram todos felizes. Um pouco mais tarde a história repetiu-se agora com a segunda filha do vizinho. Mas, desconfiado, o vizinho de Nicolau, quando se preparava para casar a terceira filha, escondeu-se durante a noite, próximo da dita janela e descobriu o seu protector. Espalhou-se a notícia aos pobres e crianças.
Mas esta lenda de São Nicolau apresenta outra versão que diz que salvou três jovens da prostituição, filhas de um homem pobre. Encheu uma bolsa de ouro e atirou-a pela janela da casa vizinha, acabando com os problemas económicos da família e dando a cada jovem a possibilidade de casar dignamente, com um dote apropriado.
Assim, com o passar dos anos e com as ajudas que dava a todos os que o rodeavam, principalmente crianças sem protecção e abandonadas, São Nicolau ficou para a história como um homem bom e generoso.
Nuns locais dizia-se que se deslocava num trenó puxado por oito renas, noutros a figura do velhinho de longas barbas brancas aparecia num burrinho, trazendo um saco cheio de presentes.
Mais tarde a lenda e as palavras do povo acreditavam que este santo homem descia pelas chaminés das casas, de noite, para deixar os seus presentes, nas meias e sapatinhos das crianças inicialmente na Suécia e na Noruega.
A figura e a lenda do São Nicolau viveram até aos nossos dias, por diversas razões, como sendo o tão querido Pai Natal, símbolo de dádiva, amor e fraternidade, mas também porque caracteriza o espírito do Natal Cristão.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?