Em Portugal as ceias de Natal variam conforme a região e o que se come noutros Países?

Roménia

Neste País o jantar de Natal é bastante complexo composto maioritariamente por pratos de carne. Um dos mais típicos é o "sarmale" - rolos de repolho -recheados com carne e arroz cozido.

México 

Um dos doces típicos do País são os "buñuelos" um bolinho de massa lêveda frito com sabor a anis, polvilhado com açúcar e canela.


Polónia

Aqui a ceia é composta por doze pratos simbolizando os apóstolos de Cristo. Incluí "borsche ou barszcz" como se diz em polaco, que é uma sopa de beterraba servida com "uszka", uns bolinhos recheados normalmente com carne.


Cabo Verde

Nos Países Africanos de língua portuguesa as tradições gastronómicas do Natal assemelham-se um pouco às portuguesas. No entanto, em Cabo Verde, o habitual é servir no jantar do dia 24 cabrito ou peru assado. À sobremesa come-se doce de coco e pastéis de milho.


Alemanha

O lebkuchen ou pão de gengibre é um dos doces mais típicos do Natal na Alemanha. Além de deliciosas, estas bolachinhas promovem o convívio familiar sendo muitas,  preparadas em casa até com a ajuda dos mais novos.


Inglaterra

Aqui o doce tradicional é o Christmas pudding, um bolo feito com uvas passas, frutos secos, canela e banha, entre outros ingredientes. Antes de o comer, é costume regá-lo com brandy e pô-lo a arder até queimar todo o álcool.


Espanha 

Em Espanha a ceia de Natal varia bastante conforme a região, sendo possível encontrar paella, mariscos ou, por exemplo, cordeiro assado. No entanto, algo comum a todo o País, é o famoso torrão. Em todas as casas se come, mas a receita também pode variar conforme a região (sendo o mais famoso o torrão de Alicante).


República Checa

Neste País em todas as casas deve haver Vánocka, um pão doce recheado de com uvas passas. A ceia tradicional inclui ainda carpa com salada de batatas, chucrute e sopa de peixe.


Filipinas

Uma das iguarias natalícias mais apreciadas neste País Asiático é o puto bumbong, um arroz roxo, servido com coco ralado adoçado com açúcar de cana.



Grécia

Melomakárono é o doce de Natal típico da Grécia. É uma bolacha feita com farinha, azeite e mel e polvilhada com pequenos pedaços de avelã.


França

O famoso bouche de Nöel ou tronco de Natal como o conhecemos por cá é a sobremesa que não pode faltar em nenhuma mesa francesa.


Lituânia

A Lituânia também segue a tradição dos 12 pratos, tal como a Polónia. Uma dessas iguarias chama-se Kuciukai e trata-se de uma espécie de biscoitos feitos com sementes de papoila. Podem comer-se simples, na maior parte das vezes são servidos com leite "temperado" com sementes de papoila.


Dinamarca

A tradicional ceia de Natal inclui carne assada, com batatas cozidas e molho, mas actualmente assados de pato e ganso, também se tornaram populares. Uma sobremesa típica, é risengrod, uma espécie de arroz doce. Segundo a tradição coloca-se uma amêndoa inteira no meio do pudim e quem a encontrar recebe um presente.


Etiópia

Neste País Africano o costume é comer doro wat, um cozido de carne bastante condimentado, um pão de massa leve e esponjosa.


Estado Unidos da América

Aqui o peru é rei. Na noite de 24, todas as famílias se reunem à mesa para celebrar o Natal com peru assado acompanhado de verduras. Para as sobremesas é habitual haver bolo de gengibre em forma de casinha (gingerbread house) que serve também de elemento decorativo.


Suécia

Na Suécia a refeição de Natal é um verdadeiro banquete, onde se incluí praticamente toda a comida típica do país, desde peixe, carnes frias, salsichas batatas cozidas e salada de beterraba. À sobremesa come-se "resgrynsgrot" um pudim de de arroz com canela. Tal como na Dinamarca, esconde-se uma amêndoa no pudim e quem a encontrar, ganha um presente.


Argentina

As semelhanças com o nosso bolo-rei no se ficam só pela aparência. Neste país sul-americano, a tradição diz que no Natal se come de sobremesa roscón de reyes, um bolo com frutas cristalizadas.


Finlândia

Tipicamente come-se presunto acompanhado de mostarda, pão e batata, cenoura ou nabos cozidos. O que não pode faltar na mesa é "glogg" uma espécie de vinho quente, feito com vinho e especiarias.


Perú

Logo a partir do início de Dezembro, as igrejas organizam chocolatadas, uma das principais tradições natalícias. Com ingredientes doados pelos cidadãos preparam chocolate quente e panetone e distribuem pelos mais carenciados.



















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?