Já ouviram falar do Museu das Trilobites?

O Museu das Trilobites - Centro de Interpretação Geológica de Canelas, inserido no Geopark de Arouca abriu ao público desde 1 de Julho de 2006, na freguesia de Canelas, nas imediações da “Pedreira do Valério”. 

É um museu particular e tem desempenhado um papel fundamental no estudo, preservação e divulgação deste património, recolhido nas ardósias aflorantes da sua envolvente pela empresa Ardósias Valério & Figueiredo, Lda., formadas num antigo mar austral há cerca de 465 milhões de anos (Período Ordovícico). 

O Centro de Interpretação e Investigação Geológica de Canelas (CIGC) assume-se, assim, como um exemplo de cooperação entre a indústria extrativa, a educação e a ciência.



Bivalves, rostroconchas, gastrópodes, cefalópodes, braquiópodes, crinóides, cistóides, hiolítidos, conulárias, ostracodos, graptólitos e icnofósseis ganham nova vida, no Centro de Interpretação e Investigação Geológica de Canelas. Mas são as trilobites que se destacam, como os maiores exemplares do mundo, da sua espécie. Os vários fósseis aqui expostos contam-nos histórias da história da Terra, alguns dos capítulos mais longínquos da evolução da vida no nosso planeta. 


E o que são as Trilobites? 

As trilobites pertencem ao grupo dos artrópodes, animais de corpo segmentado e membros articulados, que viveram durante 300 milhões de anos nos antigos oceanos.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?