Sabem o significado da palavra Filoxera?


A Filoxera é uma doença provocada por um insecto hermafrodita, que se alimenta do suco que extrai das raízes de certas plantas, nomeadamente das videiras.  

Nas vinhas europeias, a filoxera provoca nodosidades (tumores) nas raízes, que em poucos anos enfraquecem e destroem as cepas.


Originário da América do Norte, onde foi encontrado pela primeira vez em 1853, nas vinhas selvagens do Colorado, a Filoxera chegou à Europa no início da década de 1860, com as videiras americanas importadas para combater o oídio. 

As vinhas francesas foram as primeiras a ser atacadas pela filoxera. O insecto apareceu em 1863 no departamento do Gard, propagou-se rapidamente a todas as regiões vinícolas e em poucos anos infectou e destruiu mais de 600 000 hectares  de vinha e provocou quebras da produção da ordem dos 50%.

Portugal foi o segundo país europeu a ser invadido pela filoxera. 

A doença foi encontrada em vinhas do concelho de Sabrosa (Douro) em meados da década de 1860 e daí espalhou-se a toda a região duriense, mas manteve-se-lhe circunscrita até à década de 1880, altura em que começou a alastrar por
todo o país.

À doença provocada pelo filoxera nas vinhas portuguesas no último quartel do século xix tem sido atribuída e generalizada a todo o país uma acção devastadora, por vezes mesmo catastrófica. Destruiu por completo as vinhas de muitas regiões e transformou em mortórios extensas áreas da paisagem rural. Agravou consideravelmente os custos de produção do vinho e fomentou a cultura da vinha americana, com o que contribuiu para a quebra de qualidade dos vinhos e para a sua depreciação. Arruinou viticultores, incrementou a emigração e provocou o despovoamento de muitas freguesias.

Autora do texto: 
Conceição Andrade e Martins





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?