27 de Julho de 1952 é anunciada a morte de Eva Perón

A primeira página da edição de 27 de Julho de 1952, há 67 anos, o DN noticiava a morte de Eva Perón, aos 33 anos (nascida a 7 de Maio de 1919). A "mãe do pobres", idolatrada no seu país natal, foi chorada por milhões. A emoção que percorreu o país sul-americano contagiou o mundo

Às 2 da manhã de 26 de Julho de 1952, morreu Eva Péron", titulo da primeira página a edição do DN de 27 de Julho de 1952. A primeira-dama da Argentina, idolatrada no seu país, foi chorada com grande comoção pelos seus compatriotas, que nesse mesmo dia a transformaram na imortal Evita.

María Eva Duarte de Perón, conhecida como Evita, foi uma atriz e líder política argentina. Tornou-se primeira-dama da Argentina quando o general Juan Domingo Perón foi eleito presidente.

Algumas curiosidades:



. Eva nunca disse: "Não chores por mim, Argentina", nem conheceu Che Guevara:

O tema musical foi inspirado em longos discursos e não tem a ver com a realidade. Alguns historiadores também defendem que ela nunca conheceu Che Guevara.

. Foi uma grande influência para o voto feminino: 

À medida que a sua figura foi ganhando importância, entre 1946 e 1947, debateu-se pelo lei extensiva ao voto das mulheres.

. O seu cadáver foi alvo de  ataques macabros:

A ditadura auto denominada de Revolução Libertadora, sequestrou o cadáver embalsamado de Eva, já que o corpo era venerado, ocasionando que a alta cúpula militar via nos restos mortais da ex primeira dama  como uma ameaça.









Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?