Nelson Mandela faria hoje 101 anos - algumas curiosidades sobre a sua vida
Nelson Rolihlahla Mandela foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, vencedor do Prémio Nobel da Paz de 1993, e pai da moderna nação sul-africana, onde é normalmente referido como Madiba ou "Tata".
1 – Nascido e criado na tribo Thembu, da etnia Xhosa, Mandela foi batizado originalmente como Rolihlahla, que significa “tirar um galho da árvore” ou “causar problemas”. Aos sete anos tornou-se a primeira criança de sua tribo a ir à escola, sendo educado em inglês. Sua professora, a Sra. Mdingane, foi quem decidiu que ele passaria a se chamar Nelson, devido à dificuldade em pronunciar seu nome.
2 – Nelson Mandela foi expulso da Universidade de Fort Hare depois de fazer parte de uma manifestação estudantil. Ele se formou em Direito pela Unisa - Universidade da África do Sul.
3 – Nelson Mandela trabalhou como vigia noturno de uma mina na cidade de Johanesburgo.
4 - A primeira esposa de Nelson Mandela, Evelyn Mase, sustentava a família e o marido com seu emprego de enfermeira. Ela ajudou Mandela em seus estudos durante a faculdade de Direito. Eles tiveram quatro filhos e se divorciaram em 1958.
5 – Mandela foi um dos fundadores do primeiro escritório de advocacia negro da África do Sul: o Mandela & Tambo, que defendia pessoas contra as leis do apartheid.
6 - Mandela foi condenado à prisão perpétua e passou 27 anos na cadeia. Durante esse tempo, ele só podia receber uma visita e uma carta a cada seis meses.
7 - Mandela escreveu um livro de memórias durante o tempo em que esteve na prisão. A obra era embrulhada em plástico e enterrada na horta da cadeia, mas as autoridades carcerárias descobriram os papéis e puniram Mandela.
Comentários
Enviar um comentário