Faz hoje 87 anos anos o pai da Mafalda....
17 de Julho, nasce Quino, o cartoonista ‘pai’ de Mafalda
Hoje é dia de recordar Joaquín Salvador Lavado Tejón, argentino conhecido como Quino, autor de uma personagem de banda desenhada que fica na história e no imaginário de crianças hoje adultas. Mafalda, a menina que odiava sopa, canta os parabéns a Quino.
Quino nasceu no dia 17 de Julho de 1932, na Argentina, foi um pensador, historiador gráfico e criador de banda desenhada, desde cedo ganhou a alcunha de “Quino” – nome pelo qual foi ‘rebatizado’ pela família, para diferenciá-lo do tio homónimo, responsável por este gosto pela arte.
A infância de Quino é marcada pela tragédia, com a morte da mãe, quando tinha apenas 13 anos. Aos 16, perde o pai e fica órfão, sendo obrigado a abandonar a Faculdade de Belas Artes. Tenta ganhar a vida como autor de banda desenhada e desde cedo começa a vender os seus trabalhos: um anúncio de uma loja de seda.
Cumpre serviço militar e instala-se em Buenos Aires, com muita dificuldade económica, mas consegue sucesso profissional, conseguindo páginas de humor em diversas editoras e jornais. Faz uma incursão pelo mundo da publicidade e publica coleções no livro ‘Mundo Quino’, em 1963.
Cria então a primeira história de Mafalda, publicada no Leoplán, primeiro, e no semanário Front Page, de forma regular. A sua personagem trespassa fronteiras, chegando a Portugal, Itália e Espanha (onde a censura força-o a rotulá-la como “conteúdo para adultos”), entre outros países.
Depois de por um fim à Mafalda a 25 de Junho de 1973, segundo o próprio por falta de ideias, Quino muda-se para Milão, onde continuou a fazer as páginas de humor. Em 2008, é homenageado em Buenos Aires, por ação do Museu de Desenho e Ilustração e pela empresa Subway, que realiza dois murais com aquela personagem.
A personagem mais famosa de Quino é Mafalda, publicada entre os anos 1954 e 1983. Mafalda, que odiava sopa, questionava os problemas políticos e até científicos que afligiam sua alma infantil.
Paralelamente, lançava uma reflexão sobre o conflito que as pessoas da época enfrentavam, com a mudança dos costumes introdução da tecnologia no quotidiano. Apesar de ter sido interrompida em meados de 1970, Mafalda possui fãs por todo o mundo, sendo a expressão da celebridade de Quino, um dos maiores cartoonistas do mundo.
Comentários
Enviar um comentário