Tributo a César


A aldeia das Cesaredas, que fica no planalto das Cesaredas, que abrange os concelhos de Óbidos, Lourinhã, Peniche e Bombarral.

Porquê o nome  "Cesaredas"?

Foram estes planaltos rochosos, o local escolhido pelos centuriões romanos para estabelecer um importante refúgio e campo de abastecimentos para as tropas de Júlio César e, desde então, estas terras estão baptizadas por Cesaredas, em homenagem ao Imperador. 

Também foi por aqui que se deram os últimos fôlegos dos exércitos napoleónicos, escorraçados pouco tempo depois pela aliança Luso-Britânica, que bem perto mantinha a defensiva das Linhas de Torres. 

Mas além de palcos militares, esta região foi também cenário para amores históricos de Pedro e Inês, que em Moledo (aldeia vizinha) tinham o seu refúgio.

Esta é uma região fantástica, onde em tão pouco tempo, e a pé, se pode ver tanto com tanta beleza.

 Lourinhã e Reguengo Grande, vocação agrícola da região, Moledo e amores de Pedro I de Portugal e Inês de Castro, trovas à morte de D. Inês de Castro, São Bartolomeu dos Galegos e o trabalho das pedreiras, Planalto de Cesaredas e lenda da presença de Júlio César em visita a tropas em Cesaredas, azenhas da Ribeira do Vale da Tornada.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?