Sabem qual é a característica única de identidade de Zalipie e de seus habitantes?


Este povoado encontra-se numa área remota ao sul  da Polónia.

Há mais de cem anos, as mulheres do povoado começaram pintar e decorar as paredes de todas as casas e assim iniciaram esse belo costume.

Ainda que não se saiba a data exacta em que começaram com essa tradição, sabemos que o  propósito da pintura era ocultar as manchas causadas pela fumaça dos chaminés.  Apesar de que, com a introdução de fornos e estufas modernas já não havia mais a necessidade  de continuar a tapar as manchas, os habitantes decidiram manter vivo este costume e continuaram decorando as casas do povoado com belos desenhos pintados à mão. 
Logo, o que começou como o trabalho de alguns, em pouco tempo se transformou no passatempo de todos. Hoje em dia as flores estão presentes nas pontes, casas, edifícios, árvores e até em casas de cachorros, etc. 
Durante a Segunda Guerra Mundial, mais de 17% da população foi cruelmente assassinada. Após 1948 o povoado começou realizar concursos de pinturas, em parte para se recuperar da horrível tragédia pela qual passaram nesse período. E o que começou como um consolo para a tristeza provocada pela guerra, transformou-se num marco de alegria e beleza.







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?