Já ouviram falar de "Agueiros"?
Li numa noticia em que o banheiro numa praia apitou e gritou para que saíssem da água: "olhem a bandeira vermelha ...é um agueiro"
e explicou "é uma corrente de água que se forma no mar, nós reconhecemo-la e sinalizamos para que ninguém vá para ali nadar"
Eu nunca tinha ouvido ....
Agueiros ou Rip Current, são fenómenos marítimos de correntes contrárias, abaixo da superfície, a que dificilmente alguém consegue resistir.
Estas correntes são normalmente utilizadas pelos surfistas para se recolocarem na zona que querem sem grande perigo, mas para os banhistas podem ser muito perigosas.
Todos os anos morrem pessoas por causa dos agueiros. Um agueiro pode levar a pessoa para longe da costa (muito provavelmente para fora de pé) e não para o fundo. Essa corrente pode “lançar” as pessoas para 5 metros ou 50m! para lá da zona da rebentação. Nessa altura, o Agueiro perde intensidade e dissipa-se.
É importante saber-se como agir e contar ao maior número de pessoas. Isso salvará vidas, certamente.
As correntes de retorno ou agueiros podem ser definidas como o refluxo do volume de água que retorna da costa de volta para o mar, em virtude da força gravitacional. Também é conhecida como maré de retorno, rip current, lagamar ou simplesmente vala, devido ao canal rompendo o banco de areia criado pelo o escoamento da água. Apesar das correntes de retorno existirem independentemente dos fenómenos das marés, as marés podem intensificar o perigo das correntes de deriva, em especial na maré baixa. A velocidade do fluxo de água retornando ao mar pode variar de 0,5 m/s a até 3,5 m/s.
Comentários
Enviar um comentário