Conhecem algumas tradições insólitas da Passagem do Ano?



Em Portugal, a noite de passagem de ano, está repleta de tradições, e acima de tudo, superstições.

Desde as 12 passas, comidas durante as 12 badaladas, enquanto se pedem os desejos, a cor da roupa (em especial a roupa interior), subir a  uma cadeira com dinheiro na mão, fazer barulho com tampas de panelas, dar um mergulho gelado no mar, são alguns dos rituais adoptados por todo o País. 


Uma das superstições mais antigas e enraizadas pelo mundo inteiro é a de fazer barulho para espantar os maus espíritos e os velhos fantasmas que assombraram no ano anterior. Vale tudo nesta superstição: gritar, assobiar, bater nas panelas, lançar foguetes, estourar o champanhe, etc. Acredita-se que tem origens anteriores ao Império Romano.

Em tempos atiravam-se pratos e tachos velhos pela janela fora. Era uma moda lisboeta dos anos 50 e 60, que causou tamanho caos que foi obrigada a terminar. 


Tradições de Passagem de Ano no Mundo....

Brasil
Vestir roupa branca e deitar flores no mar são os rituais habituais especialmente no Rio de Janeiro.
O uso de roupa branca e nova ajuda a afastar os maus espíritos. E se se estiver na praia é hábito saltar sobre sete ondas



Irlanda
Segundo uma das tradições irlandesas mais antigas, para as jovens que sonham encontrar um grande amor no ano novo, basta dormirem com um azevinho debaixo da almofada. 

México
Lavar as casas, as roupas e os bens é um dos costumes levados mais a sério pelos mexicanos, por altura da passagem de ano, como símbolo de renovação. As ruas enchem-se de cores e enfeites, sendo que as cores das roupas a usar são também tidas em conta. Por influência dos povos ibéricos, à meia-noite, também os mexicanos pedem desejos enquanto comem as 12 passas e se abraçam, entre votos de “feliz ano novo”. Transportar uma mala vazia pela casa ou pela rua, é uma das superstições, para quem deseja que o novo ano seja rico em viagens e mudanças.

Itália
A superstição da roupa interior é especialmente forte em Itália, sendo que esta deverá ser de cor vermelha, para atrair paixão e sorte no amor. Esta tradição chega a todos os italianos e é até costume oferecer roupa interior vermelha às mulheres. Outro dos rituais de passagem de ano tipicamente italianos passa por atirar pela janela objectos que já não têm utilidade, como forma de simbolizar um recomeço.

Finlândia
Na Finlândia, é tradição comprar pequenas ferraduras de estanho, para depois as queimar. Quando o estanho derrete, é colocado em água gelada, para que volte a solidificar. Assim, a ferradura pode adquirir as mais diversas formas, que os finlandeses tentam descodificar e interpretar, de modo a prever se o ano novo será de alegria, prosperidade ou tristeza.

Em algumas regiões da Finlândia, ao contrário do que é comum, é costume celebrar-se o ano velho, relembrando tudo o que aconteceu, ao som de animada música, que faz com que todos dancem. A tradição de mergulhar nu, apesar das baixas temperaturas da água, é uma das tradições mais célebres.

Dinamarca
As celebrações da passagem de ano, na Dinamarca, são marcadas pela reunião familiar, que começa ao final da tarde. Ao jantar, a mesa deverá estar decorada com cornetas, chapéus e as típicas crackers, que quando rebentam, soltam confettis de todas as cores. No momento das 12 badaladas, entoam-se cânticos, bebe-se champanhe e degusta-se bolo de maçapão. Assistir ao espectáculo de fogo-de-artifício é outro dos hábitos dinamarqueses.

Estados Unidos da América
Nos EUA, mais propriamente em Nova Iorque, a noite de passagem de ano leva todos para as ruas, onde se comemora a chegada do novo ano com grande euforia e animação. Em Times Square, é comum encontrar-se pessoas de todas as idades e nacionalidades, que aguardam ansiosamente o início da contagem decrescente, com a descida da célebre “Eve Ball”, que explode assim que entra o novo ano.

Austrália
Algumas horas antes na mudança do ano, em Sydney, é tradição assistir ao espectáculo de fogo-de-artifício, junto da emblemática Golden Bridge. Para que se cumpra o ritual, os australianos reúnem-se no porto para presenciarem a queima de fogos, seguindo-se a reunião familiar. De madrugada, são as praias, bares e discotecas os locais de celebração.


MÓVEIS JANELA FORA

Com o objetivo de limpar a casa e prepará-la para receber o novo ano, em algumas cidades da África do Sul é comum as pessoas atirarem a mobília antiga pela janela fora. E não é raro haver dezenas de feridos a registar...

PORCOS, MUITOS PORCOS

O porco é, na Alemanha, símbolo de boa sorte na passagem de ano. As celebrações incluem banquetes onde o leitão é um prato frequente. As mesas são decoradas com porcos em miniatura feitos com maçapão, açúcar, preparado de biscoito ou chocolate. Os porcos são, para os alemães, sinal de fartura, fertilidade e riqueza.

MUITO MAIS DO QUE SÓ AZUL

Usar roupa interior nova e de diferentes cores é símbolo de boa sorte na entrada do ano novo, na Argentina. Por exemplo, o vermelho simboliza o amor, o amarelo o dinheiro, o azul a saúde.

CHUMBO QUE ADIVINHA

Os austríacos utilizam chumbo para adivinhar o que os espera no novo ano. Quando chega a meia-noite o chumbo derretido é colocado numa taça com água e aí observam-se as figuras que forma. Por exemplo, se surgir uma bola é sinal de boa sorte; uma âncora significa que a pessoa precisará de ajuda no ano seguinte; se aparecer uma cruz, pode significar a morte dessa pessoa no ano novo.

No Chile, é costume comer-se uma colher cheia de lentilhas para atrair um ano repleto de coisas boas (seja dinheiro, saúde, trabalho). É também comum varrer-se a casa para a rua para remover as energias más do velho ano.

LOIÇA CONTRA A CASA DO VIZINHO

Na Dinamarca é prática recorrente é a de partir loiça contra a casa de um vizinho. Este é visto como um bom sinal para o novo ano e é também associado à amizade. Ou seja, quanto mais loiça se partir na casa de um amigo, mais fortalecida fica a amizade.

QUEIMAR O ANO VELHO

Uma das tradições mais coloridas e também bizarras da América Latina, é a queima de bonecos no Equador. Quando entram no novo ano, milhares de bonecos chamados de 'ano velho' são queimados. Estes bonecos representam o ano que findou e podem ser feitos de diversos materiais.

BOLAS DE FOGO

Todos os anos se realize um espetáculo de 'bolas de fogo', na Escócia. Este atrai sempre centenas de espetadores e participantes nos jogos onde as 'bolas de fogo' são utilizadas.

BANHO GELADO

Uma das tradições mais geladas é praticada na Holanda. No ano passado mais de 40 mil pessoas enfrentaram as geladas águas do mar do norte para o tradicional banho de ano novo. O número prevê-se que aumente na passagem de 2014 para 2015. O maior risco associado a este costume é mesmo a hipotermia.

CORDAS E RISOS

Muitas famílias japonesas penduram cordas feitas de palha na frente das suas casas com o objetivo de afastar maus espíritos e atrair felicidade. A passagem de ano acontece com ao som de gargalhadas, para que o ano novo chegue repleto de boa sorte.

VIOLÊNCIA "LEGAL"

No Peru, na passagem do 31 de Dezembro para o dia 1 de Janeiro as pessoas têm a oportunidade de resolver os diferendos que tinham... recorrendo à violência. As lutas geralmente têm como árbitros as autoridades policiais, que tentam impedir os excessos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?