Sabem qual a origem dos Presentes de Natal?
A origem da tradição de se dar presentes no Natal surgiu dos presentes que os Reis Magos levaram para o menino Jesus. Baltazar, Belchior e Gaspar levaram ouro, mirra e incenso para Jesus.
O ouro simbolizava as riquezas da realeza e a protecção de Deus; a mirra em óleo foi ofertada para fazer a limpeza do corpo de Jesus e protegê-lo de doenças; o incenso foi levado para dar protecção através da crença, da fé e da oração.
Não se sabe ao certo quando surgiu a tradição Natalícia, mas foi o Papa Libério que a oficializou, em 354 D.C.
Além de a história relatar sobre os três Reis Magos, existe a história de um bispo que levava presentes para crianças de famílias carentes, e também atirava saquinhos de moedas pelas chaminés de suas casas.
Este bispo era são Nicolau, que viveu no século IV, sendo homenageado com um dia especial, o dia de São Nicolau.
Com o passar dos anos, a tradição de se presentear foi se difundindo pelo mundo, mas hoje em dia é muito maior, pelo facto do consumismo que a vida moderna oferece.
Mas é importante lembrar que os presentes agradam a todos, mas não são os melhores elementos da festa de natal. O verdadeiro espírito fica presente através das boas atitudes entre os homens, que precisavam ser mais humanos, respeitosos e amáveis com os outros.
Comentários
Enviar um comentário